As Picaretas são usadas para minerar qualquer tipo de minério em Gielinor. As picaretas podem seu empunhadas, guardadas na mochila ou guardadas no Porta-ferramentas; mas, para equipar a picareta, o nível de Ataque ícone Ataque do jogador deve ser suficientemente alto para a equipar. Equipando a picareta liberta espaço extra na mochila. Isso é bastante útil quando se minera para obter lucro, pois um minério extra pode ser levado. As picaretas são raramente usadas como armas, pois são significativamente mais fracas e menos precisas que as armas desenhadas para combate como as espadas.

Depois de o jogador ter concluído a missão Missão Os Perigos do Pico Glacial, é possível criar as suas próprias picaretas, usando 2 barras do metal desejado. O Multi-Machado Anão, a picareta sagrada, a picareta volátil, a picareta dragônica e o Inferno adze não podem ser criadas pelo jogador.

Tipos de picaretasEditar

Nota que o Multi-machado Anão e o Inferno adze também fucnionam como machados.

Objeto Nível
Mineração ícone
Nível
Ataque ícone
Multi-machado anão Multi-Machado Anão 1 1
Picareta de bronze Picareta de bronze 1 1
Picareta de ferro Picareta de ferro 1 10
Picareta de aço Picareta de aço 6 20
Picareta de mithril Picareta de mithril 21 30
Picareta de adamantio Picareta de adamantio 31 40
Picareta rúnica Picareta rúnica 41 50
Inferno adze Inferno adze 1 41 1
Picareta de argila volátil Picareta de argila sagrada/Picareta de argila volátil 50 1
Picareta dragônica Picareta dragônica 61 60
Picareta de cristal Picareta de Cristal 2 71 70

1 Também requer nível 92 de Arte do fogo ícone Arte do fogo para ser usada.

2 Também requer a missão O Fim da Praga completa, que por sua vez, exige nível 75 de mineração.