Fandom

RuneScape Wiki

Habilidades

3 695 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários3 Compartilhar
Estatísticas.png
Habilidades nova interface.png
As habilidades são os atributos dos jogadores que podem ser avançadas ao longo do jogo. As habilidades podem ser treinadas por várias ações repetitivas que dão experiência na mesma, até que a experiência seja suficiente para avançar de nível na determinada habilidade.

As habilidades do RuneScape fornecem todo o tipo de recursos para a sobrevivência do personagem, comércio, combate, ou requerimento para iniciar determinada missão ou usar algum equipamento de combate, ou equipamento para treinar determinada habilidade. A maioria das habilidades estão relacionadas entre si, sendo uma dependente da outra, algumas são mais fáceis de avançar de nível ou baratas, enquanto outras são á longo prazo e extremamente caras para o jogador. Por exemplo, lenha obtida com a habilidade de {{{2}}} Corte de lenha pode ser talhada em {{{2}}} Arco e flecha para produzir itens de {{{2}}} Combate à distância, queimado utilizando a {{{2}}} Arte do fogo ou até sendo vendida para a obtenção de lucro do jogador. Alguns podem optar por utilizar a fogueira trepidante de um praticante de Arte do fogo para cozinhar alimentos (ou o mesmo pode fazer uma fogueira para tal ato) através de {{{2}}} Culinária.

Atualmente existem 27 habilidades no jogo, sendo {{{2}}} Invenção a última a ser lançada. Membros têm acesso a todas elas livremente e mais 11 habilidades exclusivas, enquanto jogadores gratuitos podem treinar todas elas, mas as exclusivas para membros só podem ser treinadas até o nível 5, depois disso o jogador não vai mais receber experiência se continuar o treinamento.

Níveis

Habilidades podem ser aprimoradas através dos níveis, que funcionam como etapas cada vez mais desafiadoras para o jogador; exigindo cada vez mais experiência para passar de nível. (Os jogadores brasileiros chamam esse ato de "upar" determinada habilidade). O nível mínimo para qualquer habilidade é 1 (exceto {{{2}}} Condição física), enquanto o nível máximo para 25 das 27 habilidades atuais é 99, somente as habilidades de {{{2}}} Dungeon e {{{2}}} Invenção vão até o nível 120 (por serem muito complexas).

A Jagex havia se pronunciado dizendo que somente Dungeon iria até o nível 120, mas decidiu voltar atrás e começar a desenvolver as chamadas Habilidades de Elite (ver abaixo).

Como reconhecimento, ao chegar ao nível 99 em determinada habilidade, o jogador membro pode comprar com determinado NPC uma capa da habilidade. Tal capa (custando cada uma 99.000 moedas) é de muito valor de destreza para o jogador.

Níveis de Combate

O nível de combate de um jogador começa em 4. Sendo 200 o máximo que um jogador pode alcançar (após a Evolução do Combate, antigamente o máximo era 138 para membros e 126 para não-membros). O nível de combate é influenciado através dos níveis das habilidades de combate ({{{2}}} Ataque, {{{2}}} Defesa, {{{2}}} Força, {{{2}}} Combate à distância e {{{2}}} Magia). As habilidades podem ser temporariamente elevadas ou reduzidas usando certos privilégios de equipamentos ou poções (sendo as poções as mais comuns), uma poção do ataque vai aprimorar o nível de Ataque do usuário, a torta selvagem irá aumentar o seu nível de {{{2}}} Extermínio, enquanto outras tortas como a Torta de Verão, irão temporariamente aumentar o seu nível de {{{2}}} Agilidade.

Experiência

Artigo principal: Experiência

O limite máximo de experiência para uma habilidade é de 200 milhões (200.000.000), sendo 13 milhões de pontos de experiência necessários para alcançar o nível 99, em média; jogadores optam por treinar após o nível 99 para entrar no rank do jogo, sendo um feito extremamente enjoativo.

Experiência em habilidades pode ser adquirida de diversas formas, desde treinando a habilidade até recebendo como recompensa em missões, minijogos, lâmpadas de experiência, entre muitas outras formas.

Habilidades de não-membros

Habilidade Uso
Ataque ícone.png Ataque Aumenta as chances de acerto de um ataque corpo a corpo.
Força ícone.png Força Permite que os jogadores tirem mais dano em combate corpo a corpo.
Defesa ícone.png Defesa Aumenta as chances de bloqueio de um ataque.
Combate à distância ícone.png Combate à distância Permite que os jogadores lutem com projéteis à distância.
Oração ícone.png Oração Permite que os jogadores rezem por proteção, auxílio em habilidades, proteção de objetos, etc.
Magia ícone.png Magia Dá novos feitiços e aumenta as chances de bloquear um golpe mágico.
Criação de runas ícone.png Criação de runas Permite que os jogadores façam runas para o uso em magia.
Condição física ícone.png Condição física Faz com que os jogadores consigam suportar mais danos antes de morrer.
Artesanato ícone.png Artesanato Permite que os jogadores criem armaduras de couro, cerâmicas, joalharia, objetos de vidro, etc.
Mineração ícone.png Mineração Permite que os jogadores minerem de rochas para obter minérios.
Metalurgia ícone.png Metalurgia Permite que os jogadores derreter minérios obtidos em mineração e transformas em outros objetos, como armas e armaduras.
Pesca ícone.png Pesca Permite aos jogadores pescarem peixes em determinados locais.
Culinária ícone.png Culinária Permite que os jogadores cozinhem ou preparem comida. Geralmente estas recuperam os pontos vitais.
Arte do fogo ícone.png Arte do fogo Permite que os jogadores acendam fogos, velas, lamparinas, lampiões, sinais, etc.
Corte de lenha ícone.png Corte de lenha Permite que os jogadores cortem árvores em diversos lugares para obter madeira.
Dungeon ícone.png Dungeon Permite explorar as masmorras de Kalaboss usando as outras habilidades.

Habilidades para membros

Membros podem fazer tudo acima e:

Habilidade Uso
Agilidade ícone.png Agilidade Permite que os jogadores usem atalhos e também dará ao jogador a habilidade de renovar o cansaço mais rapidamente, fazendo-o correr mais.
Herbologia ícone.png Herbologia Permite que os jogadores limpem ervas e as usem em poções, que auxiliam tanto tem habilidades de combate ou não.
Roubo ícone.png Roubo Permite que os jogadores roubem várias coisas, como pessoas, lugares, barracas... para conseguir dinheiro e alguns objetos extras.
Arco e flecha ícone.png Arco e flecha Permite que os jogadores criem arcos, flechas e setas para utilizarem em combate à distância.
Extermínio ícone.png Extermínio Dá aos jogadores o conhecimento de exterminar alguns tipos de criaturas especiais, que geralmente necessitam de um método especial para serem mortas.
Agricultura ícone.png Agricultura Permite que os jogadores plantem árvores, ervas, arbustos, etc. Estes podem ser usados principalmente em corte de lenha e herbologia.
Construção ícone.png Construção Permite que os jogadores façam um POH (Player Owned House), o qual tem uma infinade de usos.
Caça ícone.png Caça Permite aos jogadores caçarem animais e criaturas desconhecidas para coletar carne, peles, penas e outros recursos.
Evocação ícone.png Evocação Permite que os jogadores materializem familiares para melhorar sua performance em combates ou treinamento de habilidades. Animais de estimação fazem parte desta habilidade também.
Divinação ícone.png Divinação Permite que jogadores possam extrair memórias e energias divinas de fogos-fátuos localizados em colônias espalhadas por Guilenor, e devolver tais memórias para crateras, gerando experiência.
Invenção ícone.png Invenção Focada no desmontamento de itens, a descoberta de propriedades, a construção de dispositivos, a melhoria de itens e a adição de "perks" á itens.

Categorias de habilidades

Existem quatro tipos de habilidade: extração, processamento, combate e independentes.

Habilidades de Extração - Estas habilidades envolvem obter recursos ou objetos do ambiente.

Mineração, Pesca, Corte de lenha, Caça, RouboAgricultura e Divinação.
Habilidades de Processamento: - Estas habilidades envolvem processar itens obtidos através de habilidades de extração para obter produtos finais.
Magia, Culinária, Metalurgia, Arco e flecha, Arte do fogo, Herbologia, Artesanato, Criação de runas, ConstruçãoEvocação e Invenção.
Habilidades de Combate: - Estas habilidades envolvem lutar em combate.
Ataque, Força, Defesa, Constituição, Magia, Combate à distância, Oração, Extermínio e Evocação.
Habilidades Independentes: - Estas habilidades não têm classificação.
Magia, Agilidade e Evocação.
  •  Mesmo Roubo sendo uma habilidade baseada em obter recursos, ele não é tecnicamente uma habilidade extratora na qual se baseia-se maioritariamente em obter recursos com esforço. No caso do Roubo obtém-se recursos com pouco esforço, no qual o risco é ser apanhado.
  • Note que Magia aparece sob várias categorias. Isto é porque existem várias "escolas" de habilidades de magia como feitiços de combate, feitiços de encantamento e de teletransporte, que se classificam em diferentes categorias.
  • Materializar familiares traz uma grande variedade de habilidades. Embora a maioria seja designada para ajudar em combate, vários podem ser considerados em outras categorias.
  •  Embora Extermínio esteja relacionado com combate, ele não contribui para o nível de combate.

Habilidades de Elite

Mencionadas pela primeira vez no podcast de 11 de junho de 2015, as Habilidades de Elite são habilidades que requerem duas ou mais habilidades básicas em um certo nível, cerca de 80, para serem destravadas. A primeira dessas habilidades foi lançada em 25 de janeiro de 2016, chamada Invenção. Invenção é uma combinação de Metalurgia, Artesanato e Divinação.

Numa postagem no fórum em 2 de julho de 2015, Mod Timbo disse que a Jagex tem novas idéias para Habilidades de Elite, e que mais serão adicionadas no futuro. Algumas idéias fornecidas como exemplo foram Necromancia (Uma combinação de Oração, Magia e Evocação); Arqueologia (Mineração, Roubo, Caça e Construção) e Navegação (Construção, Artesanato, Arco e flecha e Agilidade).

Todas as habilidades de Elite vão até o nível 120. A diferença de EXP entre os níveis de Habilidades de Elite é menor do que o crescimento exponencial visto em habilidades-base.

Veja mais

Também no Fandom

Wiki aleatória