Pedra de Jas Esta página faz parte do âmbito do Wiki Projeto Criação
O projeto avaliou a qualidade do artigo em nota: B
Junte-se ao Projeto e melhore este artigo!

Gemas são pedras preciosas, que podem ser encontradas minerando, ou largadas ocasionalmente por alguns monstros. São utilizadas em algumas habilidades como Arco e flecha Arco e Flecha e Artesanato Artesanato. Em missões algumas vezes também são utilizadas.

Há gemas preciosas e semi-preciosas, em dois estados: Brutas ou lapidadas. Em seu estado bruto, uma gema pode ser lapidada com o auxílio de um cinzel através da habilidade Artesanato.

Gemas brutas Gemas lapidadas
Nome Preço no MG Nome Preço no MG
Opala bruta Opala bruta 434 Opala Opala 414
Jade bruta Jade bruto 2 969 Jade Jade 2 950
Esmeralda bruta Esmeralda bruta 1 933 Esmeralda Esmeralda 1 551
Topázio vermelho bruto Topázio vermelho bruto 2 321 Topázio vermelho Topázio vermelho 2 312
Safira bruta Safira bruta 638 Safira Safira 337
Rubi bruto Rubi bruto 1 492 Rubi Rubi 712
Diamante bruto Diamante bruto 3 005 Diamante Diamante 1 456
Dragolito bruto Dragolito bruto 11 404 Dragolito Dragolito 8 915
Ônix bruto Ônix bruto 2 472 456 Ônix Ônix 2 483 728
Hidrix bruta Hidrix bruta 22 400 880 Hidrix Hidrix 21 834 716

A forma mais fácil de obter gemas é minerando na Vila Shilo, depois da missão de mesmo nome. Lá há afloramentos rochosos de gemas, que vão de opala até diamante.

Dragolito é um pouco mais difícil de se obter. Ele é encontrado no baú de cristal em Taverley e faz parte da pilhagem de alguns monstros (como alguns dragões).

Ônix, na época de seu lançamento, era sem dúvida a gema mais valiosa do jogo, custando milhões no comércio entre jogadores. Ela só pode ser comprada na cidade de TzHaar por 2,700,000 (2,7 milhões) de Tokkul. Desde então, gemas de hídrix foram lançadas, no entanto esta gema requer o uso de algumas pedras de ônix na sua criação, logo a gema ainda é muito procurada.

Usando gemas preciosas, um molde e uma barra de ouro, é possível ser feita alguma joalheria em uma fornalha, que pode ser encantada mais tarde. Existem moldes de colar, bracelete, amuleto e anel, que dependendo da gema usada pode ser encantada para diversos fins. Para se fazer as jóias é necessário o molde, uma barra de ouro e a gema, e é ela que define o nível de Artesanato necessário para se fazer a joalheria.