Wikia

RuneScape Wiki

Divinação

Discussão0
2 709 pages em
Este wiki
Este artigo é sobre a habilidade de Divinação. Para obter informações sobre treinamento de Divinação, veja Treinamento de Divinação.
Divinação lobby

Divinação

Divinação é a habilidade de subsistência mais recente no RuneScape, lançada no dia 20 de agosto de 2013, sendo apenas para membros após o nível 5. Divinação consiste na extração de energia divina de fogos-fátuos que podem ser usados para serem feitos certos produtos, tais como portentos ou sinais.

Fragmentos de crónica também podem ser coletados em grupos de 10 para obter experiência nesta habilidade.

A habilidade foi anunciada em um artigo da IGN em 3 de maio de 2013, que mais tarde foi confirmada em 6 de maio por um moderador da Jagex no Twitter como sendo uma nova habilidade do jogo.

Descrição Oficial

A morte de Guthix liberou energia divina por toda Guilenor, e a confusão que se seguiu também danificou o planeta, fazendo com que a força de vida do Anima Mundi e do próprio deus vazasse para o mundo. Orla Fairweather e sua equipe de pesquisadores pioneiros estão investigando esses estranhos fenômenos para tentar determinar o que eles representam para o mundo e como essa energia pode ser controlada por seus habitantes.

Jogador extraindo energia e memórias divinas

Um jogador extraindo memórias e energias de um fogo-fátuo.

História e Contexto Histórico

Esta habilidade foi desenvolvida por humanos pouco tempo depois do início da Sexta Era e envolve o poder dos deuses e o modo de como os jogadores se podem ligar com eles.

A "gota d'água" para que as energias remanescentes da morte de Guthix se aflorassem por de baixo do solo foi o próprio contexto final da Batalha de Lumbridge, onde toda a energia do local foi usada para combater um deus que, enfim, nem foi morto; ou seja, um total desperdício de energia divina.

A partir daí, a energia se aflorou um tempo depois em diversos locais de Guilenor (na verdade, em toda a superfície de Guilenor existe energia divina, só que apenas em alguns locais ela se torna visível), e a habilidade de Divinação foi descoberta pelos humanos.

Atualmente, outro grande uso de energia divina está sendo feito em Guilenor: a batalha entre os deuses Bandos e Armadyl, denominado O Pássaro e a Fera. No evento, ambos os deuses ordenam que suas tropas coletem energia divina em caravanas organizadas periodicamente e que retornem á torre onde o deuses estão localizados, armazenando a energia numa alta e poderosa arma mortal que ambos os deuses possuem e estão preparando para assasinar o perdedor.

Como treinar

Conversão de memórias

Interface de conversão de memória, que aparece ao clicar em uma cratera. Você pode pressionar os botões 1, 2 ou 3 do teclado para selecioná-los.

Os jogadores podem treinar a habilidade através da extração de energia divina (um recurso de alto valor) de fogos-fátuos; uma energia vital residual que se evidencia pelo poder remanescente de Guthix. Assim como circuitos de Agilidade ícone Agilidade, existirão colônias de treinamento de Divinação espalhadas por Guilenor, que vai requerer um nível mínimo ou missão/mini-missão para acessar.

Divinação permitirá que os jogadores usem a energia que coletar dos fogos-fátuos para poder criar objetos para o espaço do Bolso, chamados Sinais, que são ativados automaticamente em certas circunstâncias e dão benefícios, como por exemplo, proteção contra golpes fatais e contra a perda de objetos adicionais em caso de morte. Também haverão objetos que podem ser armazenados na mochila, chamados Portentos, que podem ser usados em certas condições, restituindo pontos vitais quando o jogador ficar abaixo de uma determinada porcentagem de saúde, por exemplo.

Produtos

Dádivas As dádivas são objetos usados apenas uma vez que dão um bónus de 10% de experiência permanente na conversão de memórias de uma certa classe. Apenas um de cada classe pode ser usado, mas uma vez que é usado o seu efeito durará para sempre. Eles são criados usando uma certa quantidade de energia da mesma classe ou de uma classe abaixo da dádiva sendo criada.

DádivaNívelQuantidadeTipo de energiaEXP
Dádiva de energia cintilanteDádiva de energia cintilante10100Pálida ou Cintilante3
Dádiva de energia resplandecenteDádiva de energia resplandecente20300Cintilante ou Resplandecente5
Dádiva de energia luminescenteDádiva de energia luminescente30500Resplandecente ou Luminescente7
Dádiva de energia faiscanteDádiva de energia faiscante40600Luminescente ou Faiscante9
Dádiva de energia reluzenteDádiva de energia reluzente50800Faiscante ou Reluzente11
Dádiva de energia lampejanteDádiva de energia lampejante601000Reluzente ou Lampejante13
Dádiva de energia lustrosaDádiva de energia lustrosa701250Lampejante ou Lustrosa15
Dádiva de energia brilhanteDádiva de energia brilhante801500Lustrosa ou Brilhante17
Dádiva de energia radianteDádiva de energia radiante851750Brilhante ou Radiante19
Dádiva de energia luminosaDádiva de energia luminosa902000Radiante ou Luminosa21
Dádiva de energia incandescenteDádiva de energia incandescente952250Luminosa ou Incandescente23

Portentos

Artigo principal: Portentos

Os portentos são objetos de uso-único carregados na mochila e não equipáveis que são ativados automaticamente sempre que um critério é cumprido. Existem quatro tipos: restauração, proteção de objeto, vida, e passagem (os de passagem só está disponível na habilidade de Dungeon ícone Dungeon.

Restrição: Portentos não podem ser utilizados em áreas PvP.

Criando dádiva

Um jogador criando uma dádiva

Tipos

Portentos da Restauração: Cura o jogador automaticamente quando os seus pontos vitais caem para menos de 50%, a cura varia de acordo com a classe do portento e não tem relação com o nível de Condição física ícone Condição física do jogador.

Nível mínimo requerido: 2 Divinação ícone

Portento de proteção de objeto: Protege um objeto adicional quando você morrer.

Portento da vida: Recupera 25% dos pontos vitais automaticamente quando o jogador morre, tem tempo de espera de uma hora.

Portentos de passagem: Oferecem bônus de nível invisíveis (boost) ao tentar passar por portas de Dungeon ícone Dungeon, desaparecendo quando utilizado. Oferece um aumento de 2 á 20 níveis, variando do nível de Divinação do jogador.

Nível mínimo requerido: 2 'Divinação ícone

Sinais

Artigo principal: Sinais

Os sinais são objetos de uso-único carregados no bolso que são ativados automaticamente sempre que um critério é cumprido. Existem quatro tipos: transportador, protelação, proteção de objeto e vida.

Locais Divinos

Os locais divinos são locais de treinamento de habilidades que podem ser colocados pelo jogador, sendo necessário gastar energia e um objeto secundário para os criar. Cada jogador só pode criar um local divino por dia.

O jogador que evoca o local divino recebe vantagem na coleta de itens variando com o número de pessoas que coletam o seu local, ou seja, quando mais pessoas coletando um determinado local, mais objetos o jogador que o criou vai receber através de notas.

Arte Conceitual dos Locais Divinos

Arte conceitual dos locais divinos.

Existe um limite diário de coleta para todos os jogadores, baseado no seu nível de Divinação ícone, quando esse limite é atingido, ele não poderá mais coletar de locais divinos hoje; essa é uma atividade lucrativa em Divinação, se considerarmos atingir o limite diário todos os dias.

Locais divinos duram em média 30 segundos.

Local divinoNívelQuantidade de energiaSecundárioEXP
Rocha com bronze divinaRocha com bronze divina320 energia pálida20 minério de cobre ou minério de estanho1.2
Toca divina de kebbitsToca divina de kebbits425 energia pálida20 carne de fera crua1.3
Árvore divinaÁrvore divina75 energia pálida20 lenhas1.8
Canteiro divino de erva ICanteiro divino de erva I125 energia cintilante10 guam limpo3.1
Rocha com ferro divinaRocha com ferro divina1920 energia cintilante15 minério de ferro4
Carvalho divinoCarvalho divino2115 energia resplandecente20 lenha de carvalho5.1
Arapuca divinaArapuca divina2430 energia resplandecente20 carne de pássaro crua5.4
Salgueiro divinoSalgueiro divino3120 energia luminescente20 lenha de salgueiro7.2
Rocha com carvão mineral divinaRocha com carvão mineral divina3130 energia luminescente20 carvão mineral7.2
Armadilha mortal divinaArmadilha mortal divina3445 energia luminescente24 garras de kebbit7.5
Bordo divinoBordo divino4425 energia faiscante20 lenha de bordo9.3
Canteiro divino de erva IICanteiro divino de erva II5120 energia reluzente20 irita limpa11.3
Rocha com mithril divinaRocha com mithril divina6130 energia lampejante20 minério de mithril13.1
Teixo divinoTeixo divino6230 energia lampejante20 lenha de teixo13.2
Armadilha divinaArmadilha divina6445 energia lampejante20 chinchompas13.4
Rocha com adamantio divinaRocha com adamantio divina7340 energia lustrosa25 minério de adamantio15.3
Canteiro divino de erva IIICanteiro divino de erva III8210 energia brilhante5 cadantina limpa17.5
Árvore mágica divinaÁrvore mágica divina8340 energia brilhante5 lenha mágica18
Rocha com runita divinaRocha com runita divina9480 energia luminosa6 minério de runita22

Transmutação

Podes usar a tua energia divina para transformar recursos de baixo nível em recursos de alto nível; esse feito, apesar de gerar uma experiência razoavelmente alta, não é recomendável por ser de grande custo e prejuízo por parte do jogador, por exemplo, transformar 3 safiras brutas em uma esmeralda.

NívelRecurso inicialEnergia necessáriaResultadoEXP
133 lenhas2 energia cintilanteLenha de carvalho3.3
163 sardinhas cruas2 energia cintilanteTruta crua3.6
163 lagostins crus2 energia cintilanteTruta crua3.6
163 anchovas cruas2 energia cintilanteTruta crua3.6
163 camarões crus2 energia cintilanteTruta crua3.6
173 minério de cobre2 energia cintilanteMinério de ferro3.7
173 minério de estanho2 energia cintilanteMinério de ferro3.7
223 minério de ferro2 energia resplandecenteMinério de prata5.2
263 safiras brutas2 energia resplandecenteEsmeralda bruta5.7
293 minério de ferro2 energia resplandecenteCarvão mineral6
323 lenha de carvalho2 energia luminescenteLenha de salgueiro7.3
333 esmeraldas brutas2 energia luminescenteRubi bruto7.4
364 trutas cruas2 energia luminescenteAtum cru7.7
393 minério de prata2 energia luminescenteMinério de ouro8
423 rubis brutos2 energia faiscanteDiamante bruto9.1
463 atuns crus2 energia faiscanteGaroupa crua9.6
493 lenha de salgueiro2 energia faiscanteLenha de bordo10
585 diamantes brutos2 energia reluzenteDragolito bruto12
633 carvão mineral2 energia lampejanteMinério de mithril13.3
663 garoupas cruas2 energia lampejanteTamboril cru*13.7
723 lenha de bordo2 energia lustrosaLenha de teixo15.2
763 minério de mithril2 energia lustrosaMinério de adamantio15.7
933 lenha de teixo2 energia luminosaLenha mágica21.7
966 minério de adamantio10 energia incandescenteMinério de runita23.2

*Requer a missão Missão O Canto do Cisne

Crítica

A habilidade foi muito bem recebida no fórum do jogo, recebendo em sua maioria feedback positivo; centrados em sua complexidade e nos dois modos de treinamento. Os gráficos foram um dos dois únicos quesitos que não receberam críticas negativas, organizados por Mod Mark liderando o departamento de arte, o outro foi o enredo/história da habilidade, desenvolvidos por Mod Ana e Mod Osborne. As críticas negativas se voltaram para o lento treinamento da habilidade, mas em sua maioria foram justificadas pelas gigantescas recompensas que a habilidade fornece e também pelo reconhecimento final de dominá-la.

Foi um lançamento de habilidade que acompanhou poucos bugs (erros), porém os graves demoraram á ser concertados. Um erro muito comum ocorria no bate-papo rápido, onde se o jogador selecionasse exibir o seu nível de Divinação, o seu nível de Agilidade ícone Agilidade seria exibido na verdade; isso só foi corrido duas semanas após o lançamento.

Divinação íconeHistória

A história da habilidade gira em volta diretamente da morte de Guthix, que ocorreu no fim da Quinta Era, dando início á Sexta Era. Quando Guthix morreu, o Anima-Mundi (uma energia derivada dos deuses anciões que possivelmente constitui tudo oque existe em Guilenor) sentiu a ausência da essência de equilíbrio de Guthix no mundo, dessa forma, o anima-mundi passou a liberar energia divina das profundezas de Guilenor e da natureza, em forma dos chamados Fogos-Fátuos. Os fogos-fátuos são liberados por baixo da terra até a superfície, onde podem ser tocados por um jogador para a coleta de memórias. Essas só podem ser "transportadas" através de seres vivos (que possuem maior essência anima-mundi no corpo), dessa forma, os jogadores absorvem, concentrados, as memórias. E quando já estão cheios da energia, as despejam em crateras localizadas próximas ás colônias de fogos-fátuos. Ambos esses métodos geram experiência ao jogador.

Resumidamente, Divinação é a habilidade que consiste em devolver ao mundo a energia que foi liberada com a morte de Guthix.

Descoberta

Os pioneiros no descobrimento da habilidade foram os Humanos de Guilenor, sendo a maioria das colônias de fogos - fátuos localizadas em território predominantemente humano, com algumas exceções apenas.

Uso

As utilidades da habilidade são inúmeras e em descobrimento/desenvolvimento crescente. A energia coletada a partir dos fogos-fátuos pode ser utilizada para várias atividades, dês da criação portentos de todos os tipos, até evocar locais divinos; para uso em habilidades e coleta de recursos, respectivamente.

A habilidade também será acompanhada como parceira de [[Invenção]] no futuro; pois a nova habilidade irá utilizar recursos como as energias e memórias de Divinação para o treinamento.

Capa da Habilidade

Artigo principal: Capa de Divinação
Capa de Divinação detalhe
A Jagex disponibilizou uma enquete no dia 25 de Julho de 2013, com seis opções para decidir qual seria a capa de Divinação.

Essa capa, diferentemente de todas as outra vendidas em Guilenor, será/é a primeira pertencente ao jogador como o primeiro "mestre" da habilidade dentro de Guilenor; resumidamente, o herói seria o primeiro mestre de Divinação do mundo, possuidor da capa.

Confirmadas

Mod Mark apresentou a primeira dica da habilidade nos fóruns:

Citação1 Divinação: treinamento da velha guarda com recompensas bem atuais ;) Citação2
―Mod Mark

Quando questionado sobre os mecanismos de Divinação, em comparação com Pesca ícone Pesca e Mineração ícone Mineração, Mod Mark declarou:

Citação1 Sim, ela vai ser muito parecida com pesca e mineração, apesar de haverem outros mecanismos que vão constituir a habilidade. É muito mais do que apenas uma habilidade de subsistência... Citação2
―Mod Mark

No mesmo tópico "Em volta da fogueira" Mod Mark afirma que não haverá uma missão para introduzir a habilidade, como houve com o lançamento de Evocação ícone Evocação, ele também confirmou que Divinação não estará disponível para os jogadores gratuitos, somente os 5 níveis de demonstração. Ele também confirmou que a habilidade, ao contrário de Dungeon ícone Dungeon, não será treinada até o nível 120.

Galeria

Curiosidades

  • Quando Mod Mark é questionado quanto à habilidade, ele responde "Não." em seguida "Desculpe... mas..." dando a entender que a nova habilidade é uma das atualizações mais preservadas da Jagex.
  • Durante o lançamento da edição dos Bastidores que revelava o nome da nova habilidade, nas legendas do vídeo para português, aparecia a palavra "Adivinhação" em vez de Divinação, isso foi corrigido.
  • A capa de Divinação foi a única á poder ser escolhida através da opinião jogadores.
  • Ela é a única habilidade que foi lançada sem possuir uma pequena música que toca quando se avança de nível, isso foi corrigido.
  • Divinação é considerada uma habilidade híbrida por muitos jogadores, interferindo em combate e atuando tanto como uma habilidade de coleta/extração, quando uma de produção; além disso, Divinação oferece a possibilidade de transmutar objetos, transformando certa quantidade de uns em outros e ainda atua com a "evocação" de Locais Divinos na maioria dos locais, se apresentando uma habilidade extremamente complexa; mesmo com tantas funcionalidades, a habilidade é oficialmente de subsistência.

Ver também

Rede da Wikia

Wiki Aleatória