FANDOM

Em Guilenor hoje é Dune-feira, 36 de Pentembro, ano 1 da Sexta Era

O Calendário no RuneScape tem dez meses. O número total de dias num ano é entre 365 e 366, como no mundo real. Os anos não parecem mudar no mesmo ritmo daqueles do mundo real dentro do RuneScape - o jogo permaneceu no ano 169 da Quinta Era desde que foi lançado até os eventos de Missão.png O Despertar do Mundo, quando se iniciou a Sexta Era. Pode-se especular que o fluxo do tempo no RuneScape é diferente do na vida real – 1 dia em Gielinor pode não corresponder a 1 dia na vida real.

Meses do ano GielinorianoEditar

Os meses de acordo com o calendário do RuneScape são:

Mês Número de dias Equivalente no mundo real Detalhes
1 Rintra 39 1 de Janeiro – 8 de Fevereiro O segundo maior mês, juntamente com Novubro e Moevin (nos anos do Dia de Moevin).
2 Moevin 38/39 (Dia de Moevin) 9 de Fevereiro – 18 de Março Há mais um dia no meio da Moevin a cada quatro anos, chamado Dia de Moevin, semelhante ao dia 29 de Fevereiro. Além disso, Moevyng soa como a palavra "movimento", que é o que o Dia de Moevin faz.
3 Beatus 32 19 de Março – 19 de Abril Bennath significa "bênção". É o segundo menor mês.
4 Raktuber 34 20 de Abril – 23 de Maio A Caçada ao Raktuber Vermelho foi nomeada devido deste mês.
5 Pentembro 38 24 de Maio – 30 de Junho Nomeado para a sua posição como o quinto mês. Penta é a palavra grega para cinco.
6 Fentueiro 31 1 de Julho – 31 de Julho É o mês mais curto dos dez meses.
7 Septobro 38 1 de Agosto – 7 de Setembro Nomeado para a sua posição como o sétimo mês. Septem é a palavra grega para sete.
8 Ira de Phyrris 40 8 de Setembro – 17 de Outubro O mês mais comprido do calendário, que foi nomeado devido ao aprendiz de Scorpius, Phyrrys. O Phyrrys começou o trabalho do calendário do RuneScape.
9 Novubro 39 18 de Outubro – 25 de Novembro Nomeado para a sua posição como o nono mês. Novem é a palavra latina para nove.
10 Invernubro 36 26 de Novembro – 31 de Dezembro Nomeado depois do inverno; As Árvores de Invernubro foram nomeadas devido a este mês.

Dias Gielinorianos de uma semanaEditar

O calendário do RuneScape também usa nomes diferentes para os dias da semana como pode ser visto na missão Missão.png A Comandante Escolhida. O nome dos dias da semana são:

  • Ivan-feira - Segunda-feira
  • Caistle-feira - Terça-feira
  • Dune-feira - Quarta-feira
  • Gull-feira - Quinta-feira
  • Ery-feira Sexta-feira
  • Twíblado - Sábado
  • Essianmingo Sábado

Os dias da semana são as adaptações dos nomes dos Sete Guerreiros Sacerdotais que lutaram contra as forças das trevas na Moritânia.

Veja tambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória