Pedra de Jas Esta página faz parte do âmbito do Wiki Projeto Criação
O projeto avaliou a qualidade do artigo em nota: C
Junte-se ao Projeto e melhore este artigo!
ArtesanatoF2P ícone
Artesanato ícone
Inglês Crafting
Lançamento 23 de junho de 2001
Nível mínimo [?] 15 (4 Fevereiro 2016)
99s [?] 33,721 (4 Fevereiro 2016)
200M EXP [?] 323 (4 Fevereiro 2016)
Artesanato
Artesanato é uma habilidade que inclui costurar, moldar e cerâmica. Esta é uma habilidade bem variada e cara, pois todas as categorias exigem um tipo diferente de objeto. A nível 40, o jogador poderá entrar na guilda de artesanato se estiver usando um avental marrom.

O requisito mínimo atual para um jogador estar classificado nos recordes é o nível 15.

Ícone

A habilidade de Artesanato é representada por um martelo e um cinzel cruzados para a direita; no formato tradicional da interface de Habilidades, o ícone de Artesanato está disposto exatamente no centro de todas as habilidades.

Artesanato em couro

A arte com couro é bastante simples. Você precisará de uma linha e algumas agulhas. Arranje algum tipo de couro (vaca, cobra, dragões...) e leve até algum curtume (Guilda dos Arqueiros, Al-Kharid e Varrock). Pague o curtidor para curtir o couro e use agulha e linha no couro para criar botas, luvas, perneiras, couraças, braceleiras... todos estes itens são úteis para arqueiros, e são ótimos contra magia. Ou seja, estas roupas são para arqueiros, que usam combate à distância.

Couro de vaca

Nome Artesanato ícone EXP Material
Luvas de couro Luvas de couro 1 13.8 Usa Couro
Botas de couro Botas de couro 7 16.25 Usa Couro
Capuz de couro Capuz de couro 9 18.5 Usa Couro
Braceleiras de couro Braceleiras de couro 11 22 Usa Couro
Cota de couro Cota de couro 14 25 Usa Couro
Perneiras de couro Perneiras de couro 18 27 Usa Couro
Cota de couro duro Cota de couro duro 28 35 Usa Couro duro
Coifa Coifa P2P ícone 38 37 Usa Couro
Cota reforçada Cota reforçada P2P ícone 41 65 Use Cravos de aço em uma Cota de couro
Perneiras reforçadas Perneiras reforçadas P2P ícone 44 69 Use Cravos de aço em Perneiras de couro

Todos os materiais de couro precisam de apenas 1 peça de couro para serem confeccionadas.

Pele de cobra (membros)

Pele de cobra pode ser obtida matando-se Cobras nas ilhas de Mos'ino Fensivo, ou em Karamja durante a atividade Limpeza Tai Bwo Wannai e a atividade Destruição de templo. Podem ser curtida por 15 moedas cada, e confeccionadas utilizando linha e agulha.

Peles de cobra podem ser utilizadas também para transformar Máscara tribal em um Escudo broodoo.

Nome Artesanato ícone EXP Qtd. de Peles
Snakeskinboots Botas de pele de cobra 45 30 6
Snakeskinvambraces Braceleiras pele de cobra 47 35 8
Snakeskinbandana Bandana de pele de cobra 48 45 5
Snakeskinchaps Perneiras de pele de cobra 51 50 12
Snakeskinbody Cota de pele de cobra 53 55 15

Pele de iaque (membros)

Após iniciar Ilhas Fremennik (missão), membros podem matar Iaques para obter Pele de iaque, e transformá-las em armaduras da ilha Fremennik. Elas precisam ser curtidas antes de poderem ser manuseadas, por 5 moedas.

Nome Artesanato ícone EXP Qtd. de Peles
Armadura de pele de iaque 43 32 1
Cota de pele de iaque 46 32 2

Pele de dragão (membros)

O conceito de se criar armaduras de pele de dragão é basicamente o mesmo de se fazer armaduras de pele de vaca, porém, apenas braceleiras, perneiras e cotas podem ser confeccionadas, a pele custa 20 moedas para ser curtida, e Garras de kebbit pode ser utilizada em uma braceleira completa para adicionar um bônus de +2 em Força, e receber 6 de experiência em Artesanato.

Nome Artesanato ícone EXP Qtd. de Peles
Braceleiras de dragão verde 57 62 1
Perneiras de dragão verde 60 124 2
Cota de dragão verde 63 186 3
Braceleiras de dragão azul 66 70 1
Perneiras de dragão azul 68 140 2
Cota de dragão azul 71 210 3
Braceleiras de dragão vermelho 73 78 1
Perneiras de dragão vermelho 75 156 2
Cota de dragão vermelho 77 234 3
Braceleiras de dragão negro 79 86 1
Perneiras de dragão negro 82 172 2
Cota de dragão negro 84 258

3

Jóias

Esta parte da habilidade de Artesanato utiliza ouro, prata, e pedras preciosas como material para a confecção de equipamentos como colares, braceletes, e anéis.

Para começar a treinar fazendo jóias, você precisará de uma barra do metal desejado, uma pedra preciosa lapidada (se seu metal for o ouro), e um molde do que você deseja criar.

Praticamente todas as jóias de ouro podem ser encantadas utilizando a habilidade de Magia, para adicionar efeitos dependentes do tipo de equipamento, e da pedra preciosa utilizada.

Jóias em ouro

Utilizando um molde, comprado com Faruq em Al-kharid, e uma Barra de ouro, obtida através da habilidade de Metalurgia ou comprada de outro jogadores, é possível fazer jóias para 3 partes do equipamento total de um jogador: pescoço, mãos e anel. Todas as peças, com exceção do amuleto sem corda, e das peças feitas sem pedras preciosas, podem ser encantadas em determinados níveis.

Jóias de ouro
Gema preciosa Anel Colar Bracelete P2P ícone Amuleto
Nome Artesanato ícone EXP Nome Artesanato ícone EXP Nome Artesanato ícone EXP Nome Artesanato ícone EXP Nome Artesanato ícone EXP
N/D Ouro 5 15 Ouro 6 20 Ouro 7 25 Ouro 8 30
Safira Safira 20 50 Safira 20 40 Safira 22 55 Safira 23 60 Safira 24 65
Esmeralda Esmeralda 27 67 Esmeralda 27 55 Esmeralda 29 60 Esmeralda 30 65 Esmeralda 31 70
Rubi Rubi 34 85 Rubi 34 70 Rubi 40 75 Rubi 42 80 Rubi 50 85
Diamante Diamante 43 107.5 Diamante 43 85 Diamante 56 90 Diamante 58 95 Diamante 70 100
Dragolito Dragolito P2P ícone 55 137.5 Dragolito 55 100 Dragolito 72 105 Dragolito 74 110 Dragolito 80 150
Ônix Ônix P2P ícone 67 167.5 Ônix 67 115 Ônix 82 120 Ônix 84 125 Ônix 90 165

Jóias em prata

É necessário ter o molde correspondente e a barra de prata, além de acesos a uma fornalha para confecionar uma peça de prata. Ao contrário das jóias em ouro, nem todas as peças de prata são joias, e nenhuma delas pode ser encantada por magia, porém, podem ser encantadas por outros métodos, ou fazem parte de materiais para missões e outras habilidades.

Nome Artesanato ícone EXP Notas
Símbolo sagrado Símbolo sagrado 16 50 Precisa ser completado com uma Bola de lã, e depois deve ser encantado na guilda de Oração, ou por um jogador com o livro sagrado de Saradomin.
Símbolo profano Símbolo profano P2P ícone 17 50 Precisa ser completado com uma Bola de lã, e deve ser encantado pelo Espírito do escorpião, após o término de Missão Missão do Observatório.
Foice de prata P2P ícone 18 50 Só pode ser feito durante e depois de Missão Espírito da Natureza.
Para-raios P2P ícone 20 50 Só pode ser feito durante e depois de Missão O Nonstro de Fenkenstrain.
Demonic Sigil 20 50 Só pode ser feito durante Missão À Sombra da Tempestade.
Setas de prata (10) P2P ícone 21 50 Efetivo contra Vampiros.
Tiara 23 52.5 Utilizada junto com um talismã de Criação de Runas para facilitar o acesso aos altares.

Outros

Harpas

As harpas são encontradas no clã Ithell em priffdinas. Elas requerem um nível mínimo de 75 para utilizar e garantem 80 pontos de experiência, além de 1 Poeira Harmônica.

No nível 99 de artesanato, é possível adiquirir 700 Poeiras Harmônicas por hora (que equivalem a 56,000 pontos de experiência por hora).