FANDOM

Armadyl
Armadyl (Evento Mundial 2).png
Símbolo
Armadyl símbolo.png
Género Masculino
Ideais Lei e Justiça
Raça Aviansie
Classe de deus 4
Cores Branco, Azul pálido, Prateado
Adjetivo Armadyliano/Armadyleano
Armadyl cabeça.png
Armadyl é o deus da paz, justiça e da lei. Armadyl e Saradomin - visto como seu sucessor - são aliados, ao contrário de Zamorak e Zaros, onde mesmo Zamorak sendo o sucessor de Zaros, são inimigos entre si Apesar disso, Armadyl guarda um forte sentimento de rancor por Saradomin, que contribuiu com a cizimação dos Aviensie, raça a qual Armadyl pertencia antes de alcançar a divindade.

História

Chegada

Embora muito pouco se saiba atualmente sobre Armadyl, acredita-se que sua chegada em Guilenor se deu durante a Segunda Era, por volta do período em que Zaros também chegou a este mundo. Nesse período, ele tinha o controle de algumas terras situadas no atual reino de Kandarin. Além de alguns poucos humanos, a larga maioria de seus seguidores era composta pelos Aviantese, uma graciosa raça de criaturas aladas semelhantes a pássaros.

Armadyl é conhecido por ter dado origem a povoação das ilhas flutuantes situadas ao redor de Guilenor, onde os Aviensie costumavam residir. Armadyl construiu abrigos sobre essas ilhas, chamadas Fortalezas Aladas ou Aviensie, onde os seus seguidores pdoeriam se refugiar nas guerras. Algumas das ilhas continuaram despovoadas até a Quinta Era, onde atualmente existem as Fortalezas dos Clãs.

A face e corpo de Armadyl, juntamente com o de Bandos, seu rival, são mostradas na missão Desaparecido, Morte Presumida, na reunião com os deuses.

Segundo Evento Mundial

Ver artigo relacionado: O Pássaro e a Fera

Armadyl Arte Conceitual.png

Arte conceitual de Armadyl.

Armadyl saiu vitorioso ao final do Evento Mundial, O Pássaro e a Fera, onde o deus foi o primeiro á disparar a onda de energia divina de sua torre, contra o próprio Bandos.

Após isso, não contente, Armadyl voou até o local de morte de Bandos, encontrando sua cabeça decaptada; usando sua telecinese para obter a clava do deus, Armadyl esmaga a cabeça do mesmo e brande a arma com orgulho, aos olhos d'O Guardião do Mundo.

Personalidade

Armadyl tem características de aviensie, ainda depois de alcançar a divindade; é possível notar uma certa sabedoria em suas palavras e serenidade nos diálogos do mesmo durante a missão em que ele aparece pela primeira vez. Ele apresenta características de um justiceiro e se opôs em argumentos contra Bandos, seu rival.

O Cajado de Armadyl

Cajado de Armadyl.png
Os Aviantese adoravam a Armadyl e eram amados por ele como seus seguidores favoritos e originalmente receberam a tarefa de proteger suas relíquias, principalmente o Cajado de Armadyl, de cair em mão erradas. O Cajado é uma relíquia de imenso poder, sendo famoso por ter a capacidade de conferir a um mortal os poderes de um deus.

Entretanto, ao final da Segunda Era, seu precioso Cajado foi roubado, o que culminou na derrocada de Zaros, sua expulsão de Guilenor e a ascensão de Zamorak à divindade. Essa cadeia de eventos que teve início com o roubo do Cajado acabou levando ao período mais trágico na História do RuneScape: as Guerras Divinas.

O cajado também foi a arma utilizada pelo mahjarrat Sliske para assassinar o deus Guthix, no final da QUinta Era, dando origem á Sexta Era e cosnequentemente ao treinamento de {{{2}}} Divinação em Guilenor

Ele está atualmente em posse de Sliske.

As Guerras Divinas

Espada divina de Armadyl equipada.png

Jogador usando a Espada Divina de Armadyl

Armadyl foi um dos principais e mais ativos participantes das Guerras Divinas. Juntamente com Bandos, Saradomin, Zamorak e os últimos seguidores de Zaros, ele formou o núcleo dos combates - fator que pode ser observado pela presença dos seguidores dos cinco deuses na batalha da Masmorra das Guerras Divinas.

Os Aviantese (no singular, Aviansie) participaram ativamente da batalha e se destacaram pela sua habilidade de voar - o que lhes conferia grande vantagem no campo de batalha - e pela sua admirável habilidade com a metalurgia, através da qual forjaram a lâmina da poderosa Espada Divina, que foi roubada e copiada pelos outros deuses. Entretanto, os Aviantese não resistiram ao conflito e, no fim da Terceira Era, estavam extintos de Guilenor.

Partida

Arrasado pela trágica perda de seus fiéis e amados seguidores, Armadyl acabou se retirando de Guilenor, permanecendo para sempre inativo nesta dimensão. Antes de desaparecer, porém, Armadyl confiou a um seleto grupo de humanos e a seus descendentes e tarefa de guardar o seu Cajado e protegê-lo do alcance do mal por uma segunda vez. Esse grupo de humanos ficou conhecido como os Guardiões de Armadyl. Eles permanecem até hoje guardando o Cajado dentro das ruínas do Templo de Ikov.

Seguidores

A adoração de Armadyl é limitada aos Guardiões de Armadyl e aos poucos Aviensie que sobreviveram às Guerras Divinas. Não se sabe o porquê de seus seguidores terem diminuído em número tão rapidamente. É possível que seus seguidores tenham se convertido ao Saradominismo, visto como as religiões são similares, ou que todos eles tenham se extinguido como os Aviantese, uma raça que antes se acreditava estar totalmente extinta até serem descobertos sobreviventes dentro da Masmorra das Guerras Divinas.

Lista de Seguidores:

Aviansie.png

Um Aviensie da Masmorra da Guerra dos Deuses.

  • Guardiões de Armadyl: grupo de humanos que recebeu a tarefa de guardar o Cajado de Armadyl e protegê-lo de cair nas mãos erradas uma segunda vez. Liderados por Idria, habitam o Templo de Ikov, onde protegem o Cajado até hoje. Durante a missão Missão.png Enquanto Guthix Dorme, porém, o Mahjarrat Lucien consegue a posse do Cajado e os Guardiões, em aliança com os Cavaleiros do Templo e a Crux Eqal, tentam impedi-lo de concretizar seus planos nefastos.
  • Aviensies seguidores favoritos de Armadyl, são uma raça alada de criaturas parecidas com pássaros. Participaram ativamente das Guerras Divinas e são responsáveis por terem forjado a lâmina da Espada Divina. Acreditava-se que eles estavam extintos, fator que levou Armadyl a abandonar Guilenor, até que foram encontrados sobreviventes no interior da Masmorra das Guerras Divinas.
Indivíduos notáveis
  • Idria: é a líder dos Guardiões de Armadyl. Durante a missão ''Enquanto Guthix Dorme, auxilia o jogador na tarefa de impedir Lucien de concretizar seus planos nefastos de se tornar um deus com a ajuda do Cajado de Armadyl e da Pedra de Jas.
  • Kree'arra: é o general das forças de Armadyl na Masmorra das Guerras Divinas. Uma majesto
    Kree'arra.jpg

    Papel de Parede com Kree'Arra antigamente.

    sa e poderosa ave gigante, variante da raça Aviansie, de nível 580. É quem guarda a bainha da Espada Divina de Armadyl.
  • Larissa: guarda a entrada do farol na Província Fremennik. Sabe-se que ela é seguidora de Armadyl pelo fato de ela saudar o jogador dizendo: "graças a Armadyl".

Religião

Saradomin fala respeitosamente sobre Armadyl e afirma que se identifica com ele, já que suas crenças diferem apenas em pequenos pontos; Armadyl tem uma aproximação mais pura da paz e da lei, enquanto que Saradomin defende a guerra como forma de disseminar sua doutrina.

Lucien com o cajado de armadyl.png

Lucien com o Cajado de Armadyl

Ele é referido como o deus da Suprema Justiça, da lei e da paz. Também dá preferência à estética, beleza e graciosidade perfeitamente representadas pelos Aviantese e suas criações, como as armaduras que forjavam a às armas que criaram. Dominava os céus de ''Guilenor com seus seguidores alados. Seu símbolo é o de duas asas unidas, representando sua supremacia dos céus e a graciosidade do voo dos Aviantese.

Armadyl e seus guardiões parecem ter os Mahjarrat como alguns de seus maiores inimigos, em especial Lucien que conseguiu roubar o Cajado de Armadyl propósitos nefastos; mas acabou no leito da morte.

Veja também

Também no FANDOM

Wiki aleatória