FANDOM

Necessita tradução Este artigo ou seção contém termos não traduzidos
Se souber alguma tradução, por favor, atualize!

Armadura é o termo usado para objetos que podem ser equipados para dar estatísticas defensivas em combate. A maioria dos conjuntos de armadura necessita de um nível mínimo de {{{2}}} Defesa para serem equipados; quanto maior for o nível necessário, maiores bónus dará. Todas as armaduras pertence a um tipo de combate (Corpo-a-corpo, Magia ou À distância), exceto as armaduras Híbridas. Os pontos fortes e fracos de cada classe ajudam a definir o triângulo de combate.

Um jogador pode escolher armaduras para mais coisas do que defesa. Alguns conjuntos aumentam o dano que o jogador inflige, outros oferecem defesa, e outros uma forma fácil para mudar de tipo de combate.

Relação entre armadura e o triângulo de combateEditar

O triângulo de combate demonstra a relação entre os diferentes tipos de combate.

Triângulo de combate.png

O triângulo de combate.

  • Corpo-a-corpo vence o combate à distância porque as suas armas podem cortar armaduras de couro com facilidade. Armadura de corpo-a-corpo também é bastante efetiva a proteger de ataques à distância, visto que os seus projéteis têm dificuldade em penetrar nas armaduras de metal.
  • Combate à distância vence magos porque os seus projéteis facilmente penetram as túnicas. A armadura de combate à distância é geralmente criada a partir de peles de animais com pouca condutividade energética, que a torna resistente a ataques de magia.
  • Magia vence guerreiros porque as armaduras de metal não oferecem resistência aos seus feitiços. Magos eficientes também podem prender jogadores enquanto atacam de longe, e as suas túnicas mágicas resistem a ataques de Corpo-a-corpo.

Como pode ser visto acima, as armaduras têm um grande impacto no triângulo de combate. Dependendo no ataque dos inimigos, a Armadura de um objeto pode ser mais ou menos eficaz: 110% contra o tipo que é forte (exemplo, Corpo-a-corpo > À distância), 100% contra o mesmo tipo (exemplo, Corpo-a-corpo = Corpo-a-corpo), e 90% contra a sua fraqueza (exemplo, Corpo-a-corpo < Magia). Para simplificar, o batwing torso e blue d'hide body têm os mesmos bónus, mas o primeiro é do tipo Magia e o segundo de À distância, e ambas as armaduras defenderão contra o tipo de combate da outra.

Nem todos os objetos têm uma classe definida. Alguns são Híbridos (ou Todos num conjunto particular de objetos), e podem ser usados por todos os tipos de combate sem penalidades. Mais detalhes em armaduras híbridas podem ser encontrados aqui.

Ter um objeto da classe errada em qualquer slot, menos na capa, irá penalizar a tua precisão. Uma percentagem do bónus de Armadura do objeto é subtraída da tua Precisão: 150% se for forte contra a fraqueza da tua classe, 80% se não o for.

Armadura de corpo-a-corpoEditar

Artigo principal: Armaduras/Corpo-a-corpo
  • É geralmente feita a partir de metal e a mais pesada.
  • Defende melhor contra ataques de Combate à distância e é fraca contra ataques de Magia.
  • Algumas armaduras podem ser criadas com a habilidade de {{{2}}} Metalurgia.

Armadura de combate à distânciaEditar

  • É geralmente criada a parir de peles de animais, como o couro de dragão.
  • Defende melhor contra ataques de Magia e é fraca contra ataques de Corpo-a-corpo.
  • Algumas armaduras podem ser criadas com a habilidade de {{{2}}} Artesanato.
  • Não existem botas para os conjuntos de couro de dragão.

Armadura de magiaEditar

Artigo principal: Armaduras/Magia
  • Defende melhor contra ataques de Corpo-a-corpo e é fraca contra ataques de Combate à distância.
  • Algumas armaduras podem ser criadas com a habilidade de {{{2}}} Artesanato, ou {{{2}}} Criação de runas para conjuntos de alto nível.

Tipos de armadurasEditar

Conjunto Tetsu equipado.png

Um jogador usando tetsu, uma armadura de Corpo-a-corpo do tipo Tanque.

Conjunto Sirenic equipado.png

Um jogador usando Sirênica, Power armour de À distância.

Túnica de batalha equipada.png

Um jogador usando Túnica de batalha, armadura de PvP para magos.

Warpriest of Armadyl equipado.png

Um jogador usando warpriest, armadura híbrida.

Armadura de Dragon Rider equipada.png

Um jogador usando Dragon Rider, armadura de todos os tipos.

Existem cinco tipos de armaduras no jogo, cada um com diferentes estatísticas e propósitos.

TanqueEditar

As armaduras de Tanque oferecem o maior bónus de Armadura. É o único tipo de armadura que reduz dano em PvM ou dá bónus de Vida (apesar das armaduras da Nex também oferecerem esse bónus). A maioria das armaduras no jogo são deste tipo.

PowerEditar

As power armours dão menos bónus de Armadura que as de tanque, mas oferecem bónus de dano de forma similar às joias. O bónus de dano aumenta quanto maior for o nível da armadura.

PvPEditar

As armaduras de PvP são especialmente úteis em PvP (player versus player, jogador contra jogador), ou até em PvE. Elas oferecem o bónus de Armadura que armaduras tanque e o bónus de dano de Power armours. Também reduz tanto dano em PvP como as armaduras tanque.

HíbridoEditar

As armaduras híbridas podem ser usadas por todos os tipos de combate sem penalidades na precisão. Armaduras híbridas têm menos bónus defensivos que as acima, mas defende bem contra todos os tipos de combate. Elas redistribuem os pontos de defesa pelo triângulo de combate para balançar as chances de esquivar de ataques para cada tipo de combate. São bastante úteis quando o jogador muda frequentemente de tipo de combate, ou se em combate com um monstro que usa vários tipos de combate. Os seguintes equipamentos são Híbridos:

TodosEditar

Estas armaduras são parecidas às Híbridas. Os seguintes conjuntos de armaduras ou objetos estão marcados como Todos:

Armaduras Power, Híbrido e Todos têm bónus defensivos mais baixos que armadura de Tanque ou PvP do mesmo nível. Usando o tipo Tanque como baso, os bónus de cada tipo são os seguintes:

Tipo Bónus Efeitos
Tanque Base Redução de dano em PvM (player versus monster, contra monstros)
Power -5 níveis Aumenta o dano
Híbrido e Todos -15 níveis Nenhuma classe de combate

Como exemplo, aqui está o bónus dos peitorais de nível 60 de cada tipo:

Tipo Bónus de armadura Bónus de dano Redução de dano (PvM) Redução de dano (PvP)
Tanque 260 0 1.2% 3.6%
Power 226 22 Nenhuma 1.8%
PvP 260 22 Nenhuma 3.6%
Híbrido e Todos 168 0 Nenhuma 1.8%

Bónus de danoEditar

O bónus de Dano de Power armours existe na forma de Bónus de Força, Ranged Bonus e Magic Bonus — os mesmos bónus como em joias. Eles são adicionados ao bónus de dano da arma principal se forem do mesmo tipo da arma. Por exemplo, se a arma principal for um chicote abissal, o Bónus de Força da Armadura de Bandos iria afetar o dano, enquanto que a Armadura de Armadyl não o iria.

Se uma arma secundária estiver equipada, será adicionado 50% do dano bónus a ela. Se uma arma de duas-mãos estiver equipada recebe este bónus de 50%.

O bónus de dano de uma Power armour aumenta em conjunto com o nível da armadura. Um conjunto completo oferece aproximadamente 13% para o dano da arma, assumindo que a armadura e arma são do mesmo nível. Se a velocidade da arma empunhada for Rápida ou Média, quaisquer bónus de dano serão multiplicados para compensar pela maior taxa de dano do jogador.

O bónus de dano de uma Power armour é distribuido da seguinte forma:

Slot Distribuição do dano
Cabeça 20%
Peito 30%
Pernas 25%
Luvas 12.5%
Botas 12.5%
Total 100%

Redução de danoEditar

A redução de dano está disponível em todas as armaduras de PvP, e apenas nalgumas armaduras Tanque em PvM. Ela aparece como duas percentagens que podem ser vistas na janela de Loadout.

Nenhumas luvas, botas ou escudos reduzem o dano em PvP.

Tipo Redução de dano (PvM) Redução de dano (PvP)
Tanque PvM base PvP base
Power Nenhuma ½ PvP base
PvP Nenhuma PvP base
Híbrido e Todos Nenhuma ½ PvP base

A redução de dano de um objeto é determinada pelo seu nível, slot, e tipo de armadura, e funciona em percentagens.

Redução em PvM de armaduras TanqueEditar

  • Cabeça: 0.02 \times nivel
  • Peito: 0.02 \times nivel
  • Pernas: 0.02 \times nivel
  • Luvas: 0.02 \times nivel
  • Botas: 0.02 \times nivel

Redução em PvP de armaduras PvP e TanqueEditar

  • Cabeça: 0.0375 \times nivel
  • Peito: 0.06 \times nivel
  • Pernas: 0.0525 \times nivel

Redução em PvP de armaduras Power, Híbrido e TodosEditar

  • Cabeça: 0.01875 \times nivel
  • Peito: 0.03 \times nivel
  • Pernas: 0.02625 \times nivel

Redução em PvM de escudosEditar

  • Escudo: 0.1 \times nivel

AtributosEditar

Cada peça de armadura pode ter três atributos: Armadura, Vida e Dano.

  • Armadura aumenta a chance de bloquear o ataque de uma criatura ou jogador.
  • Vida aumenta os pontos de vida máximos do jogador. Pode ser encontrado na cabeça, peito, e pernas de armaduras Tanque de nível 80 e superior, escudos de nível 70 e superior, e na Armadura de Nex.
  • Dano aumenta a força dos teus ataques. É visto como Bónus de Força, Ranged Bonus, e Magic Bonus. A nível de armaduras, apenas capas, power armours e armaduras de PvP têm este atributo.

Os bónus de uma armadura são definidos através de uma fórmula, ou seja, é possível determinar (ou aproximar) as estatísticas de armaduras que não existem no jogo. Todos os conjuntos de armaduras do mesmo nível e tipo terão bónus idênticos.

Como mencionado anteriormente, algumas armaduras também podem ter um bónus de Oração. Esse bónus não ajuda a defender, mas sim a diminuir a taxa a que os pontos de oração são drenados.

Calculando bónus de ArmaduraEditar

As fórmulas para calcular o bónus de Armadura são derivadas de um valor base:

\mbox{Base} = \frac{\mbox{nivel}^3}{500} + (10 \times \mbox{nivel}) + 100

Usando essa fórmula como base, o bónus de Armadura para cada slot é o seguinte:

  • Cabeça: 0.2 \times \mbox{Base}
  • Peito: 0.23 \times \mbox{Base}
  • Pernas: 0.22 \times \mbox{Base}
  • Escudo: 0.2 \times \mbox{Base}
  • Luvas: 0.05 \times \mbox{Base}
  • Botas: 0.05 \times \mbox{Base}
  • Capa: 0.03 \times \mbox{Base}
  • Anel: 0.02 \times \mbox{Base}

Calculando bónus de VidaEditar

Repara que os bónus de Vida só existem em escudos de nível 70 e superior, ou armaduras Tanque de nível 80 ou superior nos slots de cabeça, peito e pernas.

  • Cabeça: (nivel - 69) \times 20
  • Peito: (nivel - 69) \times 40
  • Pernas: (nivel - 69) \times 30
  • Escudo: (nivel - 69) \times 35

Calculando bónus de DanoEditar

  • Cabeça: nivel \times 0.25
  • Peito: nivel \times 0.375
  • Pernas: nivel \times 0.3125
  • Luvas: nivel \times 0.15625
  • Botas: nivel \times 0.15625
  • Capa: ?

Armadura de oraçãoEditar

Artigo principal: Armaduras/Oração

Várias peças de armadura têm um bónus de Oração, que reduz a velocidade a que os pontos de oração são drenados. Alguns conjuntos de amaduras, como a de Verac ou as das Masmorras dos Deuses, têm bastante defesa e são usadas independentemente das orações, mas outras armaduras de Oração quem tenham pouca defesa são usadas apenas por causa deste bónus.

A grande maioria das armaduras de Oração só estão disponíveis para jogadores membros, mas as túnicas de monge podem ser usadas por todos e são encontradas no Monastério.

Efeitos de conjuntoEditar

Artigo principal: Efeitos passivos

Alguns conjuntos de armaduras têm efeitos passivos quando todos os objetos do conjunto estão equipado, permitindo fazer um melhor uso do conjunto. Alguns dos passivos aumentam o dano, como em Power armours, mas outros podem aumentar a precisão, curar o jogador, denar as estatísticas ou adrenalina do inimigo, entre outros. Quase todos os conjuntos que têm um efeito são apenas para membros.

Um exemplo desses conjuntos são os conjuntos das Catacumbas, que possuem passivos únicos. Outro conjunto é o Equipamento do Cavaleiro do Vácuo, que aumenta ambos dano e precisão. Também existem outros conjuntos com efeitos, como armaduras para minijogos de PvP e túnicas do minijogo Punho de Guthix.

Também no FANDOM

Wiki aleatória